• Rua Monsenhor Alves da Rocha, 140 - Penha - Rio de Janeiro - RJ
  • anapaulamatheus.psico@gmail.com
  • (21) 4111-7052 e (21) 98826-9859 Cel & Whatsapp

Como Lidar com a Ansiedade?

Os sintomas de ansiedade afetam milhões de pessoas todos os dias e podem ser esmagadores. Muitas pessoas experimentam esses sintomas durante períodos de alto estresse ou emoção, e fora desses momentos são capazes de funcionar com pouca ou nenhuma ansiedade. Outros sofrem de ataques de ansiedade com pouco ou nenhum aviso, e essas emoções podem impedi-los de participar de coisas que mais amam. Felizmente, existem muitas estratégias e terapias disponíveis para ajudar você e aqueles que você ama a controlar seus sintomas.

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma emoção que a maioria de nós já experimentou em algum momento de nossas vidas. É frequentemente associado a momentos estressantes ou a momentos emocionalmente sobrecarregados. No entanto, existem alguns que sofrem de sintomas de ansiedade com muito mais frequência do que outros. Quando a ansiedade começa a afetar sua vida diária, pode ser um sinal de uma condição mais séria que deve ser abordada.

A ansiedade está associada a uma variedade de sintomas. Dependendo do grau de ansiedade cada pessoa pode experimentar esses sintomas de forma diferente. Sintomas gerais incluem sentir-se inquieto ou nervoso, ter dificuldade em se concentrar devido à preocupação e dificuldade para dormir à noite. A ansiedade também pode se manifestar com sintomas físicos, incluindo aumento da pressão arterial e do batimento cardíaco, sudorese, tremores, dentre outros.

6 dicas para lidar com a ansiedade agora

Existem muitas opções eficazes de terapia e medicação para ajudar com a ansiedade, mas também existem estratégias que você pode implementar agora para ajudá-lo a gerenciar seus sintomas. Abaixo estão algumas das maneiras que você pode ajudar a diminuir seus sintomas de ansiedade.

1. Praticar Autoconfiança Positiva

A ansiedade pode fazer com que você se concentre em todos os aspectos negativos da sua vida. Isso pode rapidamente se transformar em padrões de pensamento destrutivo que podem piorar a ansiedade. Para diminuir ou evitar esses pensamentos negativos, tente se concentrar em aspectos mais positivos de sua vida. Quando você se sentir começando a se preocupar com as coisas em sua vida que não estão indo bem, tire um momento para refletir sobre algumas coisas que estão indo bem.

2. Mantenha um diário de ansiedade

Quando sentir ansiedade, pode ser difícil identificar o que está causando seus sintomas. Um exercício que pode ajudá-lo a trabalhar com isso é o diário sobre sua experiência. Quando começar a sentir-se ansioso, anote tudo o que estiver causando preocupação ou inquietação; inclua quaisquer outras emoções que você esteja sentindo durante esse tempo. Às vezes, apenas o exercício de escrever seus pensamentos e medos pode ajudá-lo a trabalhar com suas preocupações. Você também trazê-lo consigo para uma sessão de terapia com o Psicólogo para refletir sobre as origens de sua ansiedade nesses momentos e, eventualmente, trabalhar com seu terapeuta.

3. Doutrine-se a Pensar de Modo Positivo

Concentrar-se em pensamentos positivos pode ajudá-lo a superar as preocupações e ideias negativas que podem assumir quando você sente ansiedade. Quando você tem medo de resultados negativos, esse medo pode consumir sua vida diária. Quando você sentir medo ou preocupação em seus pensamentos, tente pensar em um resultado positivo em sua situação. Pense na oportunidade que você tem de aproveitar esse momento como uma experiência positiva para ajudar a afastar seus pensamentos do momento negativo.

4. Planejar uma rotina diária

A rotina pode ajudá-lo a realizar suas atividades diárias e minimizar qualquer exposição a gatilhos inesperados para sua ansiedade. Planejar uma rotina também pode ajudar a garantir que você atinja tudo o que precisa para esse dia, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade em deixar as tarefas inacabadas. Busque realizar atividades físicas e prazerosas em sua vida, que por sua vez, podem melhorar sua saúde física, mental e emocional. Ao estabelecer uma rotina diária, você pode se concentrar mais nos seu planejamento e nas partes positivas do seu dia sem se preocupar com a incerteza do que cada dia pode trazer.

5. Praticar Técnicas de Relaxamento

Técnicas de relaxamento podem diferir de pessoa para pessoa, pois cada indivíduo encontra a paz em diferentes atividades. Existem muitas técnicas que você pode usar para tentar acalmar sua ansiedade. Praticar respiração profunda ou a EFTQ podem aliviar a tensão e a inquietação; Tire um momento para fechar os olhos e se concentrar em sua respiração quando sentir a ansiedade chegando. Ouvir ou tocar música, pintura, leitura ou outras atividades que você venha a se identificar. Tente algumas dessas técnicas para ver quais são mais eficazes para você.

6. Pratique algum exercício físico

O exercício é uma parte importante de um estilo de vida saudável. Pode beneficiá-lo fisicamente e ajudar a alcançar uma melhor saúde mental. Incorporando uma rotina de exercícios que você gosta em sua programação diária pode ajudá-lo a alcançar objetivos de estilo de vida saudável.

Quais são os tratamentos tradicionais para ansiedade?

Há uma variedade de opções de tratamento disponíveis para aqueles que sofrem de ansiedade e transtornos relacionados à ansiedade.

Terapia para Ansiedade

Psicoterapia é mais comumente usado para ajudar aqueles com ansiedade a superar seus sintomas. Realizar consultas com um Psicólogo que possa ajudá-lo a encontrar estratégias eficazes para lidar com sua ansiedade e poder superá-la, retomando uma vida saudável e de qualidade.

As sessões de terapia são realizadas no consultório do terapeuta, onde você conversa com o Psicólogo e este o orienta durante a sessão. Com o avanço da tecnologia, as opções de participação na terapia tornaram-se mais acessíveis. Agora você pode encontrar um Psicólogo on-line e participar de sessões de terapia por meio de bate-papos (Skype ou Whatsapp). Há também grupos de apoio disponíveis para aqueles que sofrem de transtornos de ansiedade.

Medicamentos para Ansiedade

Somente o Psiquiatra está habilitado para prescrever um medicamento que venha auxiliar no controle da ansiedade.

Como encontrar um terapeuta?

Lidar com a ansiedade pode ser desafiador e frustrante, especialmente para aqueles que se sentem isolados em sua luta. Existem muitas estratégias que você pode implementar em sua vida diária para ajudar a melhorar seus sintomas e mudar seus padrões de pensamento para se concentrar nos aspectos positivos de sua vida. Existem também métodos comprovados de terapia que podem ajudá-lo a superar seus sintomas e voltar a fazer as coisas que você mais ama. Entre em contato com um Psicólogo hoje para começar sua jornada para uma vida mais feliz e saudável.