• Rua Monsenhor Alves da Rocha, 140 - Penha - Rio de Janeiro - RJ
  • anapaulamatheus.psico@gmail.com
  • (21) 4111-7052 e (21) 98826-9859 Cel & Whatsapp

Cirurgia Bariátrica: Por que é necessário fazer a Avaliação Psicológica?

Se você pensa em se submeter a uma cirurgia bariátrica, é importante enfatizar que será encaminhado para avaliação e consulta com um psicólogo. Embora isso possa parecer surpreendente para você, tornou-se uma parte rotineira da preparação para a cirurgia. O acompanhamento se dará por uma equipe de profissionais, o que inclui um Psicólogo, e cada um deles precisará se familiarizar mais com você, com sua situação e necessidades individuais.

 

Mas o que a psicologia tem a ver com a cirurgia bariátrica?


É importante ter em mente que a questão do sobrepeso, especialmente quando ele é suficientemente alto a ponto de se indicar a cirurgia bariátrica, muitas vezes está ligada a questões emocionais e hábitos.

A avaliação psicológica pode ajudar a identificar seus pontos fortes, como uma forte motivação para se exercitar e perder peso, por meio do elo terapêutico estebelcido com um Psicólogo apto a realizar uma avaliação para a cirurgia bariátrica.

É importante também ter em mente que, após a cirurgia, alguns desses hábitos são necessariamente alterados, assim como a imagem corporal, que passa por uma grande transformação. Essas questões pode estar profundamente relacionadas ao senso de identidade e inevitavelmente envolvem corpo, mente e emoções. Pode ser um momento de grande realização, mas também de grande estresse ou de frustrações e dúvidas.

Por isso, um profissional de psicologia especialista em questões ligadas à cirurgia bariátrica e obesidade pode também ajudar muito você a encontrar áreas nas quais pode precisar de apoio após a cirurgia, como depressão ou alterações de humor, falta de apoio familiar, ou amenizar a ansiedade em comer compulsivamente.

 

Padrões de Comportamento e Problemas Emocionais podem interferir no sucesso da cirurgia?


Não existe realmente um padrão específico de personalidade que preveja sucesso ou fracasso após a cirurgia. Muitos estudos examinaram a depressão, o transtorno bipolar, a história de abuso sexual na infância e até mesmo um distúrbio alimentar, como fatores potenciais de falha em atingir metas de perda de peso após a cirurgia.

Existem, no entanto, padrões de comportamento que sugerem maior necessidade de acompanhamento psicológico após a cirurgia bariátrica. Por exemplo, a conscientização de que é preciso uma reeducação alimentar para maximizar as chances de sucesso do pós-cirúrgico-bariátrico.

 

Qual é o objetivo da Avaliação Psicólogica Pré-Cirúrgica?


A avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica incluirá testes, como os de personalidade, inventários de humor e outros questionários. O Psicólogo obterá, por meio dessas ferramentas, as respostas necessárias para o acompanhamento, apoio e definição do melhor caminho para o paciente que se submente ou planeja se submeter a uma cirurgia bariátrica.

Muitas vezes sugiro que o paciente leve um membro da família ou um amigo próximo para a entrevista, se possível, pois é importante saber que você tem um bom apoio familiar. Os resultados dos testes são geralmente avaliados e discutidos durante esse período, e o psicólogo conhecerá sobre sua família e história de vida, assim como quaisquer preocupações médicas ou psicológicas que você possa ter e suas razões e suas motivações para procurar a cirurgia bariátrica. Você também será perguntado sobre seus padrões de alimentação passados e presentes, seu nível de atividade e exercícios físicos e sua situação familiar e social atual. É uma avaliação bem ampla, que envolve muitos aspectos da vida do paciente.

O psicólogo também poderá responder a perguntas que você possa ter. Por exemplo, algumas pessoas têm medo da cirurgia em si e podem se beneficiar das técnicas psicológicas de controle de estresse. Há evidências de que pessoas que estão seguras, relaxadas e tranquilas antes da cirurgia bariátrica, têm maior probabilidade de ter um pós-cirúrgico-bariátrico com maior índice de sucesso.

O psicólogo é o profissional capacitado para guiá-lo com as técnicas específicas que ajudarão na recuperação. É importante enfatizar que alguns pacientes podem estar preocupados com os sentimentos futuros de “privação alimentar”, como não poder comer seus alimentos ricos e calóricos favoritos após a cirurgia. O psicólogo irá ajudá-los a entender que esses sentimentos, se ocorrerem, serão geralmente de curta duração.

Lembre-se que o psicólogo faz parte da sua “rede de segurança” após a sua cirurgia, cujo foco principal é a sua qualidade de vida e o sucesso final, que é a perda e a manutenção do peso.