• Rua Monsenhor Alves da Rocha, 140 - Penha - Rio de Janeiro - RJ
  • anapaulamatheus.psico@gmail.com
  • (21) 4111-7052 e (21) 98826-9859 Cel & Whatsapp

Como Recupera-se de um Divórcio?

Algumas pessoas se divorciam na tentativa de melhorar sua vida. Outras querem permanecer casadas, mas não podem obrigar o cônjuge a ficar. Ainda assim, quase todos os divorciados descobrem que a vida depois do divórcio é mais difícil do que imaginavam. De fato, se você se divorciou recentemente, talvez descubra que essa é uma das situações mais estressantes de sua vida. Por isso, considerar alguns conselhos práticos pode ajudá-lo a lidar com os desafios do divórcio.

 

DESAFIO 1: SENTIMENTOS NEGATIVOS.

O estresse relacionado a problemas financeiros, criação de filhos e solidão pode ser esmagador, e sentimentos negativos levam tempo para desaparecer. Mesmo anos depois de se divorciar, a pessoa pode continuar se sentindo traída e abandonada e acham que a “vida é injusta, desapontadora e solitária”.

 

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

· Você talvez ainda ame a pessoa e sinta falta dela. Mesmo que seu relacionamento tenha sido ruim, você pode lamentar por não ter tido o casamento feliz que esperava. Não sinta vergonha de chorar.

· Evite se isolar. Embora você precise de um tempo sozinho para se recuperar, não é sábio se isolar por muito tempo. É importante conversar com amigos. Se precisar tomar decisões importantes logo após o divórcio, procure ajuda de alguém de confiança.

· Cuide de sua saúde. Alimente-se bem, faça exercícios e durma o suficiente.

· Livre-se de itens que podem reacender a raiva contra seu ex-cônjuge ou que sejam desnecessários, mas guarde documentos importantes. Se coisas como fotos de casamento trazem lembranças dolorosas, coloque-as numa caixa e guarde-as para seus filhos.

· Combata sentimentos negativos. Busque fortalecer-se psicologicamente e emocionalmente. 

 

 DESAFIO 2: O RELACIONAMENTO COM SEU EX-CÔNJUGE.

 

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

· Mantenha um relacionamento civilizado entre vocês dois. Concentre-se em assuntos necessários e seja breve e objetivo. Isso contribui para a paz. — 

· Evite provocar o outro. Especialmente quando você se sente sob ataque. Se você perceber que a conversa está tomando um rumo indesejável, poderá dizer: “Eu vou pensar no que você disse, e a gente se fala depois.”

· Na medida do possível, procure separar coisas que vocês ainda têm em comum, como registros legais, financeiros e médicos.

 

DESAFIO 3: AJUDAR SEUS FILHOS A SE AJUSTAR.

 

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

· Incentive seus filhos a conversar sobre os sentimentos deles. 

· Não inverta os papéis. Embora você talvez precise de apoio emocional, pedir a seu filho para ajudar com problemas de adultos é injusto e prejudicial, mesmo que ele esteja disposto a escutá-lo. Evite fazer de seu filho seu confidente ou deixá-lo agir como mediador ou mensageiro entre você e seu ex-cônjuge.

· Mantenha a vida de seus filhos bem estruturada. Continuar na mesma casa e manter a mesma rotina pode ajudar, mas o mais importante é manter uma boa rotina e uma boa comunicação.