• Rua Monsenhor Alves da Rocha, 140 - Penha - Rio de Janeiro - RJ
  • anapaulamatheus.psico@gmail.com
  • (21) 4111-7052 e (21) 98826-9859 Cel & Whatsapp

Desesperança: Como Acreditar que Isso tudo vai passar?

Não estamos atravessando tempos fáceis, isso é fato. E, além de todos os fatores externos que nos afetam, temos nossas próprias questões e conflitos. Essas dores, somadas, podem nos levar a um estado de desesperança, em que tudo é descrença: com vida, com as outras pessoas, com o que o futuro nos reserva. Internamente, a sensação é de que parece impossível que as coisas melhorem. Ainda que seja normal nos sentirmos afetados quando as coisas não vão bem, é preciso ter cuidado para não permitir que essa desesperança cresça a ponto de nos afundar. Quando não cuidado, esse sentimento de profundo vazio interior gera grande desânimo e torna as atividades rotineiras uma espécie de fardo inútil - já que não existe mais a perspectiva de um novo e melhor dia. A visão é de que as dificuldades sempre serão maiores do que as alegrias.

Isso pode fazer com que a pessoa abandone seus objetivos, por falta de boas perspectivas; por achar que nada vale a pena. Os efeitos são sentidos em todas as áreas da vida: ela desiste das relações afetivas, de alcançar sucesso na carreira, de melhorar como ser humano, de se cuidar, desiste até mesmo de ser feliz. A desesperança, muitas vezes pode ser tanto uma das causas, como também ums dos sintomas de um quadro de depressão. Por isso é muito importante buscar o acompanhamento de um psicólogo ao primeiro sinal de que a desesperança esteja maior do que deveria.

A psicoterapia ajuda a pessoa a reconhecer e lidar com a desesperança, evitando os pensamentos catastróficos hiper dimensionados - que dificilmente se tornarão reais. É preciso um esforço para reconhecer que a visão negativa e fatalista é o resultado de uma mente sem esperanças, diminuindo a importância das coisas boas, que também estão acontecendo ao seu redor. Se você estiver passando por isso, busque ajuda profissional especializada. Com a ajuda de um psicólogo, você poderá construir novos padrões mentais e emocionais, reconhecendo que a vida é naturalmente feita de altos e baixos, e que sempre existirão coisas positivas no viver.