• Rua Monsenhor Alves da Rocha, 140 - Penha - Rio de Janeiro - RJ
  • anapaulamatheus.psico@gmail.com
  • (21) 4111-7052 e (21) 98826-9859 Cel & Whatsapp

O que é TDAH? Como tratar?

O TDAH ou mais conhecido como (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), é um transtorno que geralmente se desenvolve na infância e tende a acompanhar o individuo durante toda a sua vida.

 Através deste post será falado sobre tal problema que atualmente não é considerada uma doença, sendo assim, continue lendo o post e saiba mais sobre.

 

O que é?

O TDAH é um transtorno neurobiológico que atinge varias partes do cérebro, geralmente causa falta de atenção, desinteresse, inquietude, impulsividade.

Estudos científicos apontam que a área mais atingida por esse transtorno é a região frontal e suas ligações com o resto do cérebro. Existem pesquisas por todo o mundo, onde procuram saber a causa do desenvolvimento de TDHA, as pesquisam apontaram que a hereditariedade é uma das causas que podem fazer com que a criança desenvolva esse transtorno.

Outras causas como o que é ingerido durante a gravidez, sofrimento fetal (algumas pesquisas apontam que mulheres que tiveram algum problema na gravidez terá um aumento de chance do bebe desenvolver o TDAH), problemas familiares, e até mesmo a exposição ao chumbo poderá causar no bebe a probabilidade maior de desenvolver esse transtorno.

 

Sintomas

Os sintomas podem ser identificados na infância, o primeiro diagnostico, geralmente é feito nas escolas, onde os profissionais da educação identificam a falta de interesse expressiva da criança, falta de atenção nas atividades desenvolvidas nas escolas, inquietude e a impulsividade.

 Após o primeiro diagnostico é aconselhável que a criança passe por um especialista para que esse possa passar o tratamento mais adequado para aquela criança.

 

TDAH Tem cura?

Por não ser considerada uma doença e sim um transtorno, o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade não tem cura, apenas tratamento. Este tratamento é possível através de ajudas como:

Psicólogo e em alguns casos, com ajuda de uma Equipe Multidisciplinar.

Hoje com o avanço tecnológico e da medicina pode se observar diversas formas de tratamentos para que o transtorno não se desenvolva tanto, e assim a criança possa levar uma vida normal tanto quanto o possível.

 

Déficit Infantil e na escola

Como já dito a identificação do transtorno, geralmente será identificado nas escolas, pois é aonde a criança fica a maior parte do tempo e aprende a desenvolver suas funções, a criança que apresentar os sintomas do TDAH é fácil identificar, por apresentar anormal inquietude, impulsividade, visto também que os profissionais educadores tem uma percepção diferente para as crianças que apresentam esses sintomas.