• Rua Monsenhor Alves da Rocha, 140 - Penha - Rio de Janeiro - RJ
  • anapaulamatheus.psico@gmail.com
  • (21) 4111-7052 e (21) 98826-9859 Cel & Whatsapp

O que são Transtornos Psicossomáticos?

Psicossomática significa mente (psique) e corpo (soma). Um distúrbio psicossomático é uma doença que envolve mente e corpo. Algumas doenças físicas são consideradas particularmente propensas a agravar-se por fatores mentais, como estresse e ansiedade. Seu estado mental e emocional atual pode afetar a sua saúde física a qualquer momento.

Quais doenças são psicossomáticas? Alguns exemplos.

Até certo ponto, a maioria das doenças é psicossomática - envolvendo mente e corpo. Existe um aspecto mental em todas as doenças físicas. Como reagimos à doença e como lidamos com a doença variam muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, a erupção da psoríase pode não incomodar muito as pessoas. No entanto, a erupção cobrindo as mesmas partes do corpo em outra pessoa pode fazê-los sentirem-se deprimidos e mais doentes. Por exemplo, em alguns casos, você pode não comer, ou cuidar de si mesmo muito bem, o que pode causar problemas físicos. No entanto, o termo transtorno psicossomático é usado principalmente para significar uma doença física que é causada, ou agravada, por fatores mentais e emocionais.

Algumas doenças físicas são consideradas particularmente propensas a agravar-se por fatores mentais, como estresse e ansiedade. Por exemplo, estes incluem psoríase, eczema, gastrite, hipertensão e doenças cardíacas dentre outras. A parte física real da doença pode ser desencadeada por fatores mentais e emocionais. No entanto, muitas pessoas com essas e outras doenças físicas nem sempre sabem que seu estado mental atual pode contribuir para o agravamento da doença física em determinado momento.

O termo transtorno psicossomático é utilizado quando fatores mentais e emocionais causam sintomas físicos, mas não há doença física. Por exemplo, uma dor no peito pode ser causada por estresse e nenhuma doença física ou diagnóstico pode ser encontrado.

Como a mente pode desencadear doenças físicas?

A mente pode causar sintomas físicos. Por exemplo, quando estamos com medo, estressados ou ansiosos, podemos desenvolver:

·         Um ritmo cardíaco acelerado (taquicardia)

·         Sentindo-se doente (nauseado).

·         Tremendo (tremor)

·         Sudorese.

·         Boca seca.

·         Dor no peito.

·         Dores de cabeça.

·         Problemas estomacais.

·         Dentre outros.

Esses sintomas físicos são devidos ao aumento da atividade de impulsos nervosos enviados do cérebro para várias partes do corpo e à liberação de adrenalina (epinefrina) na corrente sanguínea quando estamos ansiosos, estressados ou até mesmo temerosos.

Como a Psicoterapia pode tratar os transtornos psicossomáticos?

Cada doença tem suas próprias características e indicação de tratamentos, entre eles a Psicoterapia. É importante avaliar o paciente como um todo e levar em conta fatores mentais, emocionais e sociais que podem estar contribuindo para uma doença, tendo como foco aliviar o estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão, através do acompanhamento Psicológico, e em alguns casos, com a ajuda de uma terapia medicamentosa.

A Psicoterapia ajudará os pacientes a aprender novas maneiras de lidar e resolver seus problemas à medida que eles obtêm uma compreensão mais profunda de sua condição ou circunstâncias. Os pacientes também aprenderão a estabelecer metas de vida realistas e a identificar e mudar comportamentos ou pensamentos que tenham efeitos negativos em suas vidas.