• Rua Monsenhor Alves da Rocha, 140 - Penha - Rio de Janeiro - RJ
  • anapaulamatheus.psico@gmail.com
  • (21) 4111-7052 e (21) 98826-9859 Cel & Whatsapp

Você já ouviu falar em Nomofobia? Conheça agora!

A Nomofobia é o medo, desconforto ou angústia em ficar sem o seu smartphone, ou mais simplesmente o vício na utilização dos aparelhos celulares, e é um problema que não mostra sinais de desaceleração, independentemente da idade. E embora possa parecer bobo - você pode realmente ser viciado em um dispositivo portátil? – Vamos destacar alguns pontos, pois esse vício pode trazer sérias consequências.

 

1. Você está perdendo tempo?

Pense bem: até que ponto você retém informações quando alguém está falando com você enquanto você percorre e-mails ou assiste vídeos que são postados?  Mesmo que você esteja em uma sala de trabalho, é fácil perder informações importantes quando seu cérebro está em outro lugar completamente. Além disso, vamos encarar: ninguém gosta de falar com uma pessoa que está com o rosto focado em uma tela.

2. Você está mais ansioso?

Não ter o celular por perto pode aumentar a ansiedade por tecnologia. Parte disso decorre do sentimento de que, se estivermos separados dos nossos telefones, não seremos incluídos quando os amigos fizerem planos ou compartilharem informações nas redes sociais.

3. Você está dormindo?

Você com certeza já passou por algumas dessas situações antes de dormir: Verificar o e-mail uma última vez, certificar-se de que nenhum amigo tenha postado algo interessante, dar uma última olhada no Instagram ou Whatsapp.  Ou ficar questionando-se por muito tempo, enquanto tenta dormir.

Soa familiar? Ser inundado com informações estimulantes logo antes de dormir significa que você não consegue dormir bem, especialmente quando nos deparamos com situações além do nosso controle. Fazendo com que, muitas vezes, o telefone torne-se nossa companhia até na hora de deitarmos e dormirmos. Sim, a luta para dormir com seu celular é real.

4. Seus filhos estão adquirindo hábitos ou comportamentos inadequados?

Tem-se notado a perda de foco e concentração, além de ansiedade, irritabilidade e insônia nas crianças e adolescentes. Muitos já apresentam um déficit no rendimento escolar a adoção de posturas e comportamentos inadequados. Isolamento, bullying, agressividade e até mesmo depressão, por conta do excessivo convívio do mundo virtual.  As crianças e adolescentes estão aprendendo que estar sempre conectado é normal - e perdendo a importância da interação entre as pessoas e a perda da convivência com a própria família.


Alguns sinais que você está dependente do seu smartphone:

* Você pega seu smartphone ao acordar e logo antes de dormir?
* É comum você receber e ficar verificando e-mails, Whatsapp ou as últimas notícias enquanto você está comendo?
* Quando o seu telefone estiver sem sinal, com pouca bateria ou completamente desligado, você se sente ansioso ou estressado?
* Você verificou seu telefone pelo menos uma vez durante a leitura deste artigo?

Caso você tenha se identificado com alguns dos sinais acima, admitindo que há um problema, é hora de lutar contra isso. Segue abaixo, algumas sugestões para que você desfrute de uma vida plena e mais saudável, sem depender, exclusivamente, do seu smartphone.

 

1. Desligue o celular pelo menos uma hora antes de dormir

Dê ao seu cérebro a chance de relaxar e se comprometer a desligar o telefone uma hora antes de dormir. Isso significa desligar, não apenas deixa-lo silencioso. Lembre-se, a Nomofobia nunca dorme e você também não. Não é de admirar que muitos de nós estão sempre cansados.

Em caso de emergências, mantenha sempre algum telefone fixo por perto.  Caso você use seu celular como despertador, que tal utilizar um aparelho-despertador?

Lembre-se: ver quantos “likes” sua última postagem no Facebook recebeu não é um motivo legítimo.

 

2. Pare de conviver com seu smartphone

Obter um despertador real fará com que você se distancie do celular, ganhando boas noites de sono e uma melhor disposição e qualidade de vida para que você comece seu dia. 

 

3. Estabelecer momentos de não-utilização, quando possível

Os smartphones estão perturbando e comprometendo as pessoas durante momentos de lazer, de entretenimentos, momentos íntimos e de reunião familiar. Por isso, determinar certos lugares e horários para você não fazer uso de smartphone é uma ótima maneira de lidar com a Nomofobia.

As refeições são um bom lugar para começar: você pode praticar uma conversa consciente e envolvente. É também uma excelente oportunidade para dar um exemplo para as crianças; elas verão que você valoriza a conversa e a interação familiar.

4. Envolva-se em contato humano real

Por fim, em vez de “se conectar” com amigos e familiares nas redes sociais, tente passar momentos em tempo real com eles.  Convide seus amigos para tomarem um café e conversarem bastante. Lembre-se que nós somos pessoas que prosperam em interação humana real, e não virtual. Isso é algo que um smartphone não consegue realizar.

 

Caso ainda sim, você sinta uma dificuldade em lidar com a sua situação em particular, busque ajuda psicoterapêutica.  Um Psicólogo te ajudará a superar os desafios da Nomofobia.

 

“O bem-estar na vida obtém-se com o aperfeiçoamento da convivência entre os homens.” Textos Judaicos